Transporte aquaviário tira cerca de 30 mil carros das ruas por mês

Todo mundo sabe que os automóveis são grandes vilões quando o assunto é poluição do ar, por isso já pensou se em seu bairro existisse um meio de transporte que além de te livrar do trânsito caótico, ainda fosse capaz de oferecer lazer, mostrar o ecossistema da região e principalmente, tirar cerca de 30 mil carros das ruas por mês? Os moradores da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, já vivem essa realidade com as Ecobalsas, sendo transportados pela lagoa que divide o bairro com a praia.

Com motores elétricos, o transporte aquaviário tem capacidade para levar de 20 a 140 pessoas, operando em sete rotas é possível transportar até 120 mil passageiros por mês. A Ecobalsas apresentou a primeira balsa movida a energia solar fotovoltaica do Brasil, que deixa de consumir mil litros de combustível por mês.

“A Ecobalsas busca aproximar a praia dos moradores da Barra, por meio de uma prazerosa experiência de navegação pela Lagoa de Marapendi. Investimos e acreditamos nas possibilidades de traslado e de lazer na lagoa, que é tão pouco explorada e conhecida. Os projetos que realizamos visam promovê-la e torná-la ainda mais útil e respeitada. Além disso, esperamos contribuir com a redução de veículos nas ruas, oferecendo uma alternativa em mobilidade urbana para os cariocas”, destaca o diretor da Ecobalsas, Georges Bittencourt.

A empresa trouxe ao país a primeira balsa realmente sustentável, com emissão zero de poluentes e sem a utilização de combustível fóssil
A empresa trouxe ao país a primeira balsa com emissão zero de poluentes e sem a necessidade de combustível fóssil

As embarcações contam com parcerias entre condomínios e associações, o que permite que os moradores da Barra possam transitar por parte do bairro sem necessariamente enfrentar os grandes congestionamentos. Além de mais cômodo, o traslado proporciona aos usuários um belo passeio, que aproxima os moradores da praia e de pontos de lazer e serviços, como clubes, shoppings e centros empresariais e comerciais.

Também é possível organizar passeios ecológicos nas balsas, como o projeto Expedição Barra, por exemplo. Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora da região, a empresa realiza tours e excursões escolares, com roteiros elaborados em parceria com biólogos e educadores. Os passeios podem ser adaptados, para atender às necessidades e interesses de diferentes grupos. Já ocorreram expedições fotográficas e com contadores de histórias, passeios para contemplação do pôr do sol e da lua cheia, entre outras ações exclusivas.

Endereço: Avenida Lúcio Costa s/nº (ao lado do Beach Point Blue e em frente ao quiosque Pesqueiro), Barra da Tijuca.

(Fotos: Divulgação)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *