Revista apresenta ao Congresso o dossiê “A Reforma das Mulheres”

Revista, que integra o portfólio do Grupo Abril, desenvolveu documento pontuando tudo que é preciso mudar no país para que as mulheres tenham cidadania plena

Neste mês, Claudia, marca da maior revista feminina do Brasil, leva ao Congresso Nacional, que está discutindo alterações na Previdência Social, uma reflexão sobre especificidades de gênero. “Os legisladores atuam como se homens e mulheres tivessem direitos iguais. Não tem”, lembra a editora especial Patrícia Zaidan. Ela coordenou a produção de um dossiê que pleiteia a necessidade de avanços em seis áreas: Família, Trabalho, Saúde, Violência, Educação e Política. Cada capítulo se desdobra ainda em outros subtemas que discorrem sobre a situação atual e trazem propostas efetivas para mudar esses cenários.

Para desenvolver o projeto, Claudia ouviu especialistas, pesquisadores, líderes de instituições não governamentais e políticos. Além disso, fez uma varredura nas séries estatísticas oficiais, analisando as bases de dados e indicadores sociais. Como resultado, mapeou leis de equidade de gênero já existentes, mas pouco observadas. Traz também proposta de criação de novas leis e políticas públicas pelas quais as mulheres lutam há décadas.

“Não é sobre a Reforma da Previdência. Ela é apenas o ponto de partida de nossa discussão. O dossiê reúne, em um só documento, um debate objetivo sobre diversos temas de enorme impacto na vida das mulheres brasileiras – da ampliação de vagas em creches ao combate à violência doméstica. A expectativa é que ele se torne uma ferramenta de trabalho para os decisores deste país”, diz Tatiana Schibuola, diretora de redação da revista.

O trabalho de Claudia, desde a semana passada, está circulando em Brasília. Na capital federal, Tatiana e Patrícia se reúnem com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, com a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, e outros políticos. O conteúdo também será distribuído para algumas mulheres em cargos de liderança em São Paulo e está disponível para download no site da publicação. A edição de maio da revista traz também uma versão resumida do dossiê.

(Fonte: Dino – Divulgador de Notícias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *