Praça da Leitura, projeto de incentivo à leitura, chega ao Parque do Flamengo, Rio de Janeiro

Projeto que há 12 anos se dedica ao incentivo e formação de leitores acontecerá no próximo domingo, 24 de julho, no Aterro do Flamengo, com uma série de atividades gratuitas para todas as idades.

Um dia inteiro dedicado à leitura de bons livros, essa é a ‘Praça da Leitura‘, projeto idealizado por Graça Gomes, produtora e diretora da Alternativa Cultura. O evento irá destacar bons autores como opções para a garotada: Monteiro Lobato, Mia Couto, Jeff Kinney. Com o tema ‘Sustentabilidade‘, o projeto também apresentará contadores de histórias, arte-educadores e suas atividades regulares, como uma oficina de artesanato com material de coleta seletiva.

O evento abarca obras de autores prestigiados como reforço para a formação de novos leitores. Nomes como Monteiro Lobato, Jeff Kinney e Mia Couto, estão na lista literária. Com este evento a Praça da Leitura encerra suas atividades do primeiro semestre e inicia os preparativos para o próximo.

As escolas que quiserem receber a ‘Praça da Leitura‘ para o segundo semestre devem enviar email para info@alternativacultura.com.br

PRAÇA DA LEITURA

No acervo renovado de 600 livros voltados ao público infantojuvenil, encontra-se clássicos da literatura brasileira e universal ao lado dos famosos blockbusters como “Jogos Vorazes”, “Harry Porter” e “Diário de Um Banana”, entre outros.

A Praça da Leitura é um projeto sociocultural que visa o alinhamento da cultura com a educação, favorecendo escolas públicas do Rio de Janeiro. A proposta está focada no desenvolvimento humano de crianças e jovens, moradoras de comunidades de baixo IDH ou com pouco acesso à arte e a cultura.

Desde 2002 a Praça da Leitura é realizada em comunidades de diversos bairros do Rio, tendo atingido um público de 42.000 usuários. Até o final de 2016 serão beneficiadas cerca de 1000 crianças e jovens que nas oficinas terão que criar livros e histórias com o tema “Sustentabilidade“.

Uma equipe de arte-educadores e contadores de histórias estarão distribuídos em três tendas com oficinas no incentivo da formação de leitores:

I. Oficina de Interação com o Livro: são realizadas rodas de leitura, intercâmbio entre leitores, entre outras atividades.

II. Oficina de Histórias: o participante exercita sua criatividade criando, contando ou ouvindo histórias.

III. Oficina de Criação do Livro: o participante cria um livro em grupo de forma colaborativa, descobrindo que ao seu redor podem existir histórias e personagens interessantes.

Os participantes das oficinas serão incentivados ao trabalho de reaproveitamento de impressos usados. Um novo livro com recortes e colagens será feito pelos próprios integrantes com a intenção de também valorizar o livro desde sua confecção.

“Nosso objetivo é motivar os participantes a pensarem no seu entorno e como podem contribuir para a sustentabilidade, não só da sua localidade mas de todo o planeta”, diz Graça Gomes.

Equipe

Direção Geral: Graça Gomes

Arte-educadores: Alex Andrade, Fábio Guará e Natália Natalino

Direção de Produção: Miguel Gomes

Design Gráfico e Web: Elpidio Duarte

Assessoria de Comunicação: Cida Fernandes & Clóvis Corrêa

Maiores informações: http://www.pracadaleitura.com.br/

Serviço

Local: Aterro do Flamengo, RJ. Referência: ao lado do Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck, em frente à Rua Tucumã no Flamengo.

Horário: 9h às 15h.

Evento gratuito.

[Fonte e foto: Dino – Divulgador de Notícias]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *