Piquenique ecológico mobiliza 100 crianças em prol do meio ambiente

Para comemorar  a Semana do Meio Ambiente, o site Aventuras Maternas levou 100 crianças para um piquenique ecológico, no Parque Guinle, Zona Sul do Rio, no último domingo (4), para o plantio de um Ipê roxo e mais 100 mudas de grama. Com a ajuda da Fundação Parques e Jardins e a paisagista Beatriz de Santiago, o evento contou também com parceiros de vários segmentos que se destacam pela preocupação em oferecer produtos e serviços alinhados com o meio ambiente, o piqueique teve ainda oficinas de reciclagem, música, plantação de mudas e árvore, e sorteios.

“Crianças aprendem se divertindo e nossa sociedade precisa parar de deixar a mudança para o futuro. Nossas crianças não precisam ser o futuro do planeta, elas podem construir o presente conosco. Tivemos pequenos de 6 meses já plantando sua primeira árvore, e até idosos de 90 participaram. O importante é fazer a diferença”, explica Priscila Correia, do Aventuras Maternas.

Na recreação, a Beart levou atividades que misturam arte, música e brincadeiras psicomotoras. Além disso, fez uma oficina com garrafas pets que se transformaram em chocalhos. Já a Desainezinho recepcionou pais e filhos com um “professor de artes maluco”, vestido à caráter, que de forma bem divertida transformou resíduos como rolo de papel higiênico em binóculos e foguetes. “A ideia é mostrar para crianças que a criatividade, que é inerente à infância, pode ser usada para transformar o mundo em um lugar melhor”, comenta o publicitário Fábio Mendonça,  da Desainezinho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No final do evento, as crianças plantaram mudas de grama amendoim, que é a espécie específica do parque, e os pequenos cavaram e nomearam suas plantinhas que ficarão permanentemente no local. O plantio da árvore foi o ponto alto, quando as crianças receberam explicações do Engenheiro Florestal Carlos Eduardo, da Fundação Parques e Jardins, que explicou que o Ipê roxo é uma árvore específica da Mata Atlântica, que tem lindas flores na tonalidade roxa. “As crianças amaram colocar a mão na terra para fechar o buraco cavado para colocar a árvore e quiseram concluir o plantio com mensagens de amor pela natureza em uma linda roda de música. Foi muito emocionante ver mãos tão pequeninas fazendo algo tão importante. Afinal…

cada sementinha plantada tem muito significado para um planeta que perde tanto com o desmatamento”, comenta Priscila.

Na parte gastronômica, a jornalista lançou um desafio para os apoiadores: delícias feitas com ingredientes saudáveis e oriundos da natureza. O resultado dessa “provocação” foi um número incontável de delícias, como os salgados assados e milho no espeto da Petit Party; naked cakes personalizados e confeitado com frutas da Make a Cake; salada de frutas com sorvete e açaí da Tudo com Frutas; palhas italianas com frutas da Palhaníacos; brigaderia volante com frutas e brigadeiro sem lactose e gelatolé da Bia Gindri; bolo inspirado nas frutas da designer Sonia Lira; pipocas gourmets com vários sabores, como frutas vermelhas, paçoca, coco caramelizado e até de goiabada, estouradas no ar quente e sem uso de óleos da Ludgero Gourmet; macarons sortidos da La Patiss; Zupalecas com bolinhas alemãs veganas doces e salgadas, que utilizam o que o reino vegetal oferece; muffins de banana e doces de banana da terra da La Nata; pães de mel e biscoitos de laranja da Quero Deli; biscoitos personalizados da Maria Biscoito; pavlovas, da Paula Judice Pâtisserie e sucos naturais e saladas de frutas do Hortifruti. Houve, ainda, distribuição de água mineral da Donna Natureza.

Contato com a natureza aumenta a criatividade em até 50%

No Dia Mundial da Terra, um brinde às formigas

Game ensina crianças a conservarem o Meio Ambiente

A decoração, que foi toda feita a partir de reciclados, como potes de geleia que viraram potinhos para flores e caixas de sapato que se tornaram bandejas, foi pensada pela Petite Etoile, da cerimonialista Lourdes Correia. A identidade visual, inspirada no tema, foi feita pela Jolie Joue. Já as fotos foram da super fotógrafa Andreia Moreno.

Durante o evento, aconteceram vários sorteios para os pequenos, dos parceiros Projeto de Gente, Brinkadeira Brinquedos, Rabispixa,Terrariando, Mafua Kids, Casa de Menina, Eu Adoro Isto, Clubinho de Ofertas, Personare e Holis SS Aromaterapia. O Clubinho Salva Vidas também distribuiu kits de pintura sobre cidadania e bonés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *