Empresa brasileira inova com produto sustentável que elimina vazamentos de óleo

 A tecnologia não deixa nenhum resíduo ao ser utilizada na natureza

Infelizmente o vazamento de óleo em plataformas de extração de petróleo, em oleodutos ou em navios petroleiros, é mais comum do que imaginamos. Esses vazamentos estão entre os principais poluentes da água, além de estarem entre os mais difíceis de serem contornados, pois afetam a vida marinha de maneira direta e rápida.

Para amenizar esse impacto e tentar solucionar parte do problema, a NASA desenvolveu um produto totalmente sustentável e capaz de eliminar os vazamentos de óleo. É o Petroleum Remediation Product (PRP), composto por microesferas de cera de abelhas, obtidas através de nanotecnologia de atomização. O PRP forma uma espécie de pó de cor amarela, que ao ser inserido no ambiente contaminado, provoca um aumento da colônia de bactérias já existentes no local, o que degrada as moléculas de óleo, transformando-as em água e gás carbônico.  Após o processo, a colônia de bactérias retorna ao seu tamanho original, não deixando absolutamente nenhum resíduo. O passivo ambiental é zero. 

A empresa brasileira, GMV Sistemas de Proteção Ambiental, é a única distribuidora do PRP no país e garante que a tecnologia já foi utilizada em diversos momentos no mundo inteiro, podendo ser muito útil para impedir grandes catástrofes ambientas provenientes dos vazamentos.

 

Um comentário em “Empresa brasileira inova com produto sustentável que elimina vazamentos de óleo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *