Em 14 anos metade da população mundial terá dificuldades para conseguir água

Recurso essencial para a vida na Terra, a água se torna cada vez mais escassa. Isso acontece por causa do desperdício exagerado e do alto nível de poluição, duas ações de responsabilidade exclusiva do homem. Devido a grande falta de consciência, irresponsabilidade, egoísmo e ganância, metade da população mundial terá grandes problemas para obter água em 2030.

water-1239368_1920
Mudanças climáticas, consumo de alimentos e aumento da população mundial são fatores que aumentarão a demanda por água (Foto: Pixabay)

De acordo com o Painel Internacional de Pesquisa, ligado ao Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, vários fatores poderão aumentar consideravelmente a demanda por água: aumento da urbanização e da população, mudança climática e consumo de alimentos. É possível que daqui a 14 anos, a procura pelo recurso seja 40% maior, obrigando os governos a gastarem em torno de US$ 150 bilhões a mais por ano com o abastecimento de água. Segundo a pesquisa, só na África Subsariana, a demanda pode aumentar 283% em 2030.

É possível e preciso economizar

O estudo mostra ser possível separar o uso da água do crescimento econômico. Na Austrália, por exemplo, o consumo de água caiu 40% em oito anos, enquanto a economia cresceu 30%. Na África do Sul, a lacuna entre estoque e demanda é de 2,9 bilhões de metros cúbicos, se o país melhorar a produtividade da água, será possível economizar cerca de US$ 150 milhões por ano até 2030. Nos centros urbanos, a economia pode ser de 100 a 120 bilhões de metros cúbicos de água se forem reduzidos os vazamentos em residências e prédios comerciais. O setor agrícola, que é um dos responsáveis pelo crescimento dessa demanda por utilizar 70% de água fresca, pode amenizar o problema aumentando o uso de fertilizantes orgânicos, por exemplo.

Os especialistas afirmam que os governos investem em mega projetos como canais, aquedutos, reservatórios de água e sistemas de encanamento, sendo que na maioria das vezes essas soluções são ineficazes e muitas não são nem um pouco sustentáveis. A solução é criar planos de manejo de água que levem em conta a fonte, a distribuição do recurso, o uso econômico, o tratamento, a reciclagem, o reuso da água e seu retorno para o meio ambiente.

Faça sua parte

Em casa também podemos e devemos economizar, veja algumas dicas:

  1. Periodicamente feche o registro
  2. Diminua o tempo no banho
  3. Aproveite a água da chuva para uso não potável
  4. Não gaste água lavando calçadas e quintais, quando é possível usar a vassoura. Use, por exemplo, a água utilizada no enxágue da máquina de lavar
  5. Feche a torneira enquanto escova os dentes e/ou faz a barba
  6. Feche a torneira enquanto está lavando a louça
  7. Evite lavar o carro com mangueira
  8. Regue as plantas a noite
  9. Não jogue óleo de fritura na pia
  10. Não deixe a caixa d’água transbordar

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *