Dia do Desafio terá participação de mais de 3 mil cidades contra o sedentarismo

A próxima quarta-feira (31) será marcada por mais uma edição do Dia do Desafio. Mais de 3,4 mil cidades em 18 países irão participar da mobilização contra o sedentarismo, com uma competição saudável entre cidades. Ganha quem contabilizar o maior número de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade física entre a 0h e 21h do dia 31 de maio. No Brasil, participam 1.886 cidades.

“A proposta é que um amigo desafie outro, na família, no trabalho”, explicou Airton Oliveira, da gerência esportiva do Serviço Social do Comércio em São Paulo (Sesc-SP), entidade que coordena o evento no continente americano. Depois de fazer a atividade, o praticante deve ligar para uma unidade do Sesc para que ela conte os pontos para a cidade. Também é possível registrar a participação na página do Dia do Desafio no Facebook.

O Dia do Desafio foi criado em 1983, durante um rigoroso inverno canadense, por um prefeito que sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que, às 15h de determinado dia, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *