Como plantar uma horta orgânica em casa

Que os alimentos orgânicos são muito mais saudáveis, nós já sabemos, assim como sabemos também que eles são mais caros e por isso nem sempre é fácil se manter livre dos agrotóxicos, antibióticos e hormônios. Mas você sabia que é mais simples do que se imagina plantar seus próprios alimentos orgânicos em casa? “Plantar seu próprio alimento faz bem para o corpo e para alma”, disse a bióloga e dona da marca Do Quintal, Ana Beatriz Lacerda, que nos deu algumas dicas de como plantar sua própria horta orgânica.

Clima e solo

O clima e o solo são determinantes nas plantações, mas a pergunta não é qual o melhor clima e nem o melhor solo para plantar. A pergunta é: quais espécies se adaptam melhor ao clima e solo que tenho para oferecer? Por isso, falar sobre o clima e o solo depende muito de qual plantação você quer ter.

Como plantar

Após escolher a plantação adequada ao clima e solo, chegou a hora de colocar a mão na massa ou melhor, na terra.

Plantando no vaso: Primeiro é preciso saber se o tamanho do vaso é ideal para sua muda crescer, se ela gosta de sol, o melhor tipo de terra para ela e quantas vezes na semana precisa ser regada. Lembre-se que ela precisa de espaço e que cada espécie tem um cuidado diferente. Verifique se o vaso tem uns furinhos no fundo, caso não tenha é só fazer com uma faca. Os furos são importantes para escorrer o excesso de água. Coloque pedras no fundo do vaso, podem ser pedras de argila, compradas em casas de plantas, elas ajudam na drenagem. Por cima das pedras, faça uma camada de areia, pelo mesmo motivo: drenagem. A terceira camada é de terra misturada com um pouco de húmus ou esterco, para adubação. Pronto! O vaso está prontinho para receber a muda.

Plantando na terra: Após escolher o tipo de planta que melhor se adapta ao solo, é preciso ver se o local escolhido pega o sol necessário. Faça uma cova, coloque a muda e jogue um pouco de esterco ou húmus para adubar. Depois é só regar com a quantidade certa de água e vê-la crescer.

Cuidados

O primeiro passo é estudar sobre o que pretende plantar, principalmente sobre a exposição ao sol, a quantidade de vezes que a plantação precisa ser regada e como combater as pragas. De acordo com Beatriz, existem algumas receitas caseiras que ajudam muito no combate contra insetos e pragas, como por exemplo: alho, detergente e pimenta. A bióloga ensina que é só misturar esses três ingredientes, colocar num spray e usar quando encontrar algum inseto rondando sua horta, mas ela alerta: “não é recomendável usar a mistura nas horas de sol forte, dê preferencia para usa-la no final da tarde.” Existem também algumas plantas repelentes de insetos e outras que os atraem, como citronela, cavalinha, camomila, cravo, manjericão e lavanda, estas podem tirar a atenção dos insetos daquela que você quer proteger. Basta ter alguma por perto que já ajuda bastante.  Há também o óleo de Neem, inseticida orgânico de origem indiana, que pode ser encontrado em lojas especializadas.

“Tanto faz se a plantação é em uma varanda, quintal ou um lindo sítio. Com amor e os cuidados básicos que a horta precisa ela crescerá linda e saudável.” afirmou Beatriz.

Você também pode abusar da criatividade na hora de decorar sua horta, pode demarca-la com cerquinhas coloridas, colocar plaquinhas com o nome de cada alimento, pintar os vasos etc.

Veja abaixo o calendário de plantio:

Calendário de plantio

Um comentário em “Como plantar uma horta orgânica em casa

  • 15 de maio de 2016 em 21:11
    Permalink

    Excelente dica!!!!
    Já estou fazendo aqui em casa.
    Uhuuuuu
    Bjuuss

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *