Como plantar uma horta em espaços pequenos

Estar rodeado de verde e ver a Natureza crescendo dentro de casa, acompanhando cada fase, é o desejo de todo mundo que ama o Meio Ambiente, sem falar no sonho de plantar seu próprio alimento. Mas como fazer isso quando não se tem espaço?

A empresária e especialista em nutrição funcional, Flavia Meddeiros, garante que falta de espaço não é desculpa para quem quer ter uma horta em casa. “O tamanho da sua plantação está de acordo com o espaço que você tem”, diz a especialista que aconselha começar a horta com ervas e temperos: “Manjericão, alecrim e hortelã são ótimos para começar uma pequena horta, pois não necessitam de grandes espaços e é possível plantá-los em vasinhos, que podem ser colocados até na janela da lavanderia, por exemplo”. Salsa, tomilho, orégano, pimenta, sálvia e cebolinha são exemplos de mais temperos que podem compor uma pequena horta caseira.

Para plantar é bem fácil. Segundo a paisagista Nelma Estephanio, basta uma jardineira ou vaso, pedrinhas de brita, terra, cascalho e a muda. Veja o passo a passo:

  1. Escolha qual tempero plantar. Em uma jardineira, você consegue plantar mais de uma muda. Quanto maior a variedade, melhor;
  2. Certifique-se que o vasinho ou a jardineira tenha furinhos no fundo para água escoar;
  3. Coloque as pedrinhas de brita no fundo, para drenar a água;
  4.  Acrescente a terra até metade do vaso;
  5. Coloque a muda e complete de terra, deixando uns dois dedos entre a borda do vaso e o solo, para que o vaso não transborde quando a planta for regada;
  6. Por cima da terra coloque alguns cascalhos de madeira para deixá-la um pouco úmida.
Sua horta nasceu

Pronto! Sua pequena horta pode crescer saudável e não vai precisar de um quintal para isso. Mantenha seus vasos ou a jardineira em um local que pegue apenas o Sol da manhã. Para regar, o melhor é você sentir se a planta está precisando de água, pois regar demais também pode matá-la. Coloque o dedo na terra, se estiver úmida, não precisa molhar. Geralmente se molha duas ou três vezes na semana, mas alguns temperos necessitam de água diariamente, por isso, fique atento! Se quiser, você também pode usar adubos orgânicos, como esterco de aves, que é possível encontrar em lojas especializadas. Casca de ovo seca e triturada, casca de banana e borra de café também podem ser usados como adubo.

Adubo orgânico em casa

É muito importante que você use apenas adubos orgânicos em sua horta, pois ela vai acabar direto no seu prato. Uma ótima dica para isso é você ter uma composteira caseira e usar o húmus produzido nela. É o mais completo adubo que existe, não possui cheiro e é rico em nutrientes para o solo. Um excelente fertilizante natural. Clique aqui e aprenda a fazer sua composteira sem gastar muito.

Aguarde! Em breve no nosso canal do YouTube o passo a passo de como plantar uma horta caseira para espaços pequenos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *