Asfalto feito de plástico é 60% mais resistente e dura 10 vezes mais do que o comum

Atualmente 1/3 do lixo doméstico é composto por embalagens, a maioria de plástico. Grande parte dessas embalagens é descartada de forma incorreta, após serem usadas apenas uma vez. Lembrando que o plástico demora mais de 400 anos para se decompor!! A sacola plástica, por exemplo, é o resíduo que mais impacta o meio ambiente. Além entupir as passagens de água nos bueiros e córregos, as sacolas são responsáveis pela morte de cerca de 100 mil animais por ano, que muitas vezes ingerem o plástico ao confundirem com comida.

Pensando nisso, o engenheiro Toby McCartney criou uma técnica que permite usar plástico descartado na produção de asfaltos, afinal são cerca de 40 milhões de quilômetros de ruas e estradas no mundo inteiro e plástico a perder de vista. A startup, chamada MacRebur, garante que o substituto é 60% mais resistente que o asfalto comum e tende a durar 10 vezes mais. Além de dar um destino sustentável ao plástico, a técnica também substitui o betume, composto químico extraído do petróleo.

A inspiração de Toby veio de sua filha, que ao ser questionada pela professora sobre o que vivia nos oceanos, respondeu: “Plástico”. Segundo o próprio Toby, ele não podia deixar que sua filha crescesse num planeta onde plásticos é que vivem nos oceanos.

Os primeiros testes aconteceram na calçada do próprio engenheiro, depois em novas ruas de Cumbria, Inglaterra. Vamos acompanhar para ver qual o próximo passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *