Aprender coisas novas pode prevenir doenças

Novos aprendizados e hobbies podem prevenir doenças como demência e artrite

Um cérebro saudável é um cérebro ativo. Todos nós precisamos de um sopro de novas ideias e percepções. Uma das coisas mais fantásticas da vida é expandir o conhecimento e aprender novas habilidades. Fazer algo inteiramente novo lhe dá a chance de crescer como pessoa, independente de quantos anos tenha. Desafiar o corpo e a mente e desafiar-se intelectualmente com algo novo vai lhe fazer crescer em muitos aspectos de sua vida.

Aprenda novos idiomas

Se você gosta de viajar ou simplesmente gosta de aprender mais sobre diferentes culturas, descobrir um novo idioma pode ser divertido e envolvente, além de ser uma ótima maneira de desafiar o seu cérebro em um território inexplorado. Um recente estudo mostrou que idosos que aprenderam uma segunda língua exibiram sintomas de demência quase cinco anos mais tarde do que suas contrapartes monolíngues! Aprenda inglês, francês ou qualquer outra língua que te agrade!

Aprenda a dançar ou tocar instrumentos

Dominar novos movimentos de dança ou aprender a tocar um novo instrumento exigem a concentração e coordenação de forma benéfica para impulsionar o fluxo de sangue neurológico. Além disso, passatempos que mantêm as articulações em movimento, tais como tocar piano ou violão, podem ajudar a controlar os sintomas de artrite.

Jogos e Desafios

Hobbies como o xadrez ou a palavra cruzada são conhecidos por desafiar seu cérebro e melhorar suas habilidades de pensamento. Além disso, alguns hobbies, como jogar um jogo de tabuleiro com um amigo, cria oportunidades de socialização e aumentam a sua autoestima.

Não importa qual passatempo ou hobbie você acabe escolhendo, se são esportes ou a simples leitura de livros sobre temas que você nunca leu. O simples fato de aprender coisas novas pode fazer você se sentir mais jovem e feliz com você mesmo.

(Fonte: Dino – Divulgador de Notícias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *