Aprenda como reduzir o desperdício de alimentos em casa

US$940 bilhões é o valor gasto com o desperdício e a perda de alimentos no mundo, o equivalente a mais de R$ 3,3 trilhões por ano. Isso significa que um terço de toda a comida é perdida ou desperdiçada no caminho entre a produção e o consumo, quatro vezes mais que a quantidade necessária para acabar com a fome no Planeta. Enquanto isso, mais de 800 milhões de pessoas no mundo vivem subnutridas. E como se não bastasse, de acordo com o relatório “Padrão Global para Medir Desperdício e Perda de Alimentos”, lançado nesta segunda-feira (6), pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), todo esse desperdício é responsável por 8% das emissões de gases que causam o efeito estufa.

Segundo a ONG Banco de Alimentos, só no Brasil 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo, sendo que quase 2% da população se encontra em situação de insegurança alimentar. Para o Instituto Akatu, cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia, sendo 58% lixo orgânico. O relatório de 2013 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) diz que toda essa perda de alimentos também consome cerca de 250 quilômetros cúbicos de água e ocupa cerca de 1,4 bilhão de hectares de terra, além de ser responsável pela emissão de 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Ou seja, não dá mesmo para ficar jogando comida fora com tantos danos provocados pelo desperdício.

Por tudo isso e mais um pouco, listamos 12 dicas infalíveis e super fáceis de seguir que vão fazer com que você mude sua relação com os alimentos e sua consciência em relação ao desperdício:

  1. Planeje o que for consumir na hora de fazer a lista do mercado. Coloque apenas o que você realmente pretende usar.
  2. Não se deixe levar pelas ofertas, compre apenas o necessário.
  3. Aproveite o máximo dos alimentos durante o preparo, como por exemplo talos de verduras e cascas de legumes e frutas.
  4. Faça compras com frequencia. Não estoque alimentos, pois muitas vezes acabam estragando.
  5. Use as sobras do dia anterior. Você pode fazer pratos maravilhosos no dia seguinte.
  6. Guarde os alimentos de forma que você consiga enxergá-los na geladeira ou armário. Isso evita que você os esqueça e acabem estragando.
  7. Se sobrou muita comida, congele. Você pode reaproveitar outro dia.
  8. Antes de deixar as frutas estragarem, faça sucos ou doces.
  9. Faça uma composteira caseira e diminua seu lixo orgânico. Clique aqui e aprenda como fazer.
  10. Consuma primeiro os alimentos que estiverem mais próximos de vencer a validade.
  11. Lave e seque bem as frutas e verduras antes de guardá-los na geladeira. Isso aumenta a durabilidade dos alimentos.
  12. A mais valiosa dica: antes de jogar um alimento que está em bom estado fora, pense se não há alguém por perto passando fome. Mas lembre-se, o alimento deve estar apropriado para o consumo.

Foto: U.S. Department of Agriculture

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *