Ansiedade: veja 9 hábitos para ter um sono tranquilo

Quem sofre com ansiedade tem um inconveniente que complica ainda mais o quadro: não dormir bem. O psiquiatra Cyro Masci, mostra que alguns hábitos simples podem ajudar de forma eficiente a melhorar o problema.

A rotina de sono, segundo o psiquiatra Cyro Masci, deve ser muito bem administrada. “Dormir não é uma atividade passiva, em que não acontece nada. Passamos quase um terço da vida dormindo porque é durante o sono que vários mecanismos de restauração do corpo, e especialmente no cérebro, acontecem”, explica o médico, que acrescenta: “Se você impedir ou dificultar seu organismo de se restaurar durante o sono, isso vai ser uma grande sobrecarga ao cérebro, o que pode piorar a ansiedade”.

A quantidade e a qualidade de sono que cada indivíduo deve ter variam de pessoa para pessoa. Considere que uma criança pequena passa a maior parte de seu tempo dormindo. Um idoso passa a maior parte de seu tempo acordado. “Entre essas duas extremidades, cada um tem uma necessidade específica, não sendo de exatamente 8 horas, como se diz comumente”, explica o psiquiatra.

De acordo com ele, o melhor meio de se saber o número de horas necessárias é verificar o estado geral ao acordar. “A pessoa não deve se sentir irritada ou cansada logo pela manhã”, orienta Cyro Masci.

Confira abaixo 9 hábitos podem favorecer a qualidade do sono:

1. Exercícios físicos moderados, especialmente os de alongamento, em até 2 horas antes de dormir, podem ajudar.

2. Procure usar travesseiro e colchão adequados. O travesseiro deve ser confortável, e o colchão deve possuir uma densidade compatível com seu peso. Lojas de colchões costumam ter tabelas ilustrativas.

3. O quarto deve estar escuro, a luz interfere na liberação de melatonina, o hormônio cerebral que leva ao sono. A temperatura deve estar agradável e o quarto o mais silencioso possível. Portanto, esqueça o aparelho de TV no quarto, se você cochilar enquanto assiste algum programa, vai prejudicar o sono. E, se você mora em um local com barulho, pense em investir numa janela acústica, assim como em revestimento nas paredes.

4. Se dormiu mal uma noite, não fique dormindo até mais tarde. Não permita que seu organismo inverta a noite com o dia.

5. Procure tomar um banho quente, de chuveiro ou banheira, se possível diminuindo a intensidade de luz, usando um abajur ou uma lanterna.

6. Quando sentir sono, vá para a cama. Se você tentar lutar contra ele, possivelmente irá ganhar…

7. Mantenha um horário regular para dormir. Permita que seu organismo desenvolva um ritmo interno apropriado.

8. Use 20 a 30 minutos do seu tempo se preparando para dormir. Fale de coisas agradáveis, ouça música suave, leia um livro monótono (e não um que desperte a atenção).

9. Se não tiver sono, não fique na cama. Levante e vá fazer coisas não excitantes.

Fonte: DINO – Divulgador de Notícias

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