6 dicas para evitar pragas em hortas orgânicas

Finalmente a informação de que a alimentação orgânica é muito mais saudável está atingindo mais e mais pessoas no mundo inteiro. Com isso, o número de hortas orgânicas caseiras cresce a cada dia. Mas não basta plantar, regar, esperar crescer e colher os frutos, é preciso estar atento aos desvios que acontecem entre o ‘plantar’ e o ‘colher’, como as indesejadas pragas, que podem afetar qualquer horta, além de insetos, capazes de destruir uma plantação inteira. Mas o que fazer, sem agrotóxicos e de forma natural, para evitar esses percalços?

Veja 6 dicas infalíveis, fáceis e baratas que podem salvar sua horta:
Plantas aliadas

Existem algumas plantas que atraem a atenção dos insetos e outras que repelem, como citronela, cavalinha, camomila, cravo, lavanda, alho, cebola, manjericão, alecrim e lavanda. Elas produzem um odor que afasta os parasitas, ajudando bastante antes da infestação espalhar. Plantas atrativas, como a capuchinha, cabaça e tajujá podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem as outras plantas.

Cuide da terra

Cuidar do solo é essencial, a terra precisa estar saudável para que a planta consiga retirar seus nutrientes. Por isso é tão importante mexer na terra, para conseguir identificar possíveis problemas. Regar e adubar a terra é muito importante para mantê-la fértil, assim como sempre cobri-la com vegetação (folhas secas, capim, etc) para manter a umidade. Regar as plantas de manhã cedo é outra dica valiosa, pois assim a terra tem o dia todo para secar o excesso de água. É importante também molhar apenas a terra e não as folhas, pois elas podem pegar fungos se ficarem molhadas.

Remova as ervas daninhas

As ervas daninhas, além de impedirem o crescimento saudável das plantas, pode ser o lugar perfeito para a instalação de parasitas. Por isso, sempre que elas aparecerem, retire-as da plantação imediatamente. Muitas vezes é preciso remover também algumas plantas que já estejam gravemente contaminadas, para que elas não contaminem as outras.

Não mate os amigos

Ao tentar proteger sua horta, tome cuidado para não matar alguns animais que são benéficos para as plantas, como abelhas, minhocas e joaninhas. 

As joaninhas, por exemplo, adoram comer os famosos pulgões, pragas que se alimentam da seiva da planta e em grande quantidade podem destruir a horta (Foto: Pixabay)
Receitas caseiras

Existem algumas receitas caseiras que ajudam no combate contra insetos e pragas, como por exemplo: alho, detergente e pimenta; tem também a de fumo de rolo, água e álcool, entre milhares de outras receitas. Mas é preciso tomar cuidado para não prejudicar mais ainda a planta. Junto com os ingredientes certos deve-se saber qual o melhor horário para medicar a horta.

Inseticida orgânico

Se nada der certo ainda existe a opção do óleo de Neem para combater as pragas. É um inseticida orgânico de origem indiana, que pode ser encontrado em lojas especializadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *