5 de setembro: Dia da Amazônia

Você sabia que dia 5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia? A data foi escolhida para homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850, mas hoje o objetivo desse dia é chamar atenção para a necessidade de preservar esse bioma, mais conhecido como o pulmão do Planeta.

Segundo o Greenpeace, são nos 6,9 milhões de km², que pega nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa), que encontram-se metade das espécies terrestres do planeta. São aproximadamente 40 mil espécies de plantas e mais de 400 de mamíferos. Os pássaros somam quase 1.300, e os insetos chegam a milhões. A Amazônia também tem a maior bacia hidrográfica do mundo, com cerca de 6 milhões de km² e 1.100 afluentes. O Brasil engloba cerca de 60% dessa bacia, o bioma cobre 4,2 milhões de km² (49% do território nacional) e se distribui por nove estados (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Tocantins e parte do Maranhão).

Infelizmente as ameaças à Amazônia são proporcionais ao seu tamanho, principalmente em relação ao desmatamento e agropecuária. De acordo com dados do Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (DETER), medido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área de alertas de degradação na Amazônia subiu 12% entre agosto de 2015 e julho de 2016. A área degradada de maio a julho de 2016 foi de 884 km², o equivalente a 123 mil campos de futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *